domingo, 1 de junho de 2008

Cosmopédia

“... a cosmopédia contrapõe um grande número de formas de expressão: imagem fixa, imagem animada, som, simulações interativas, mapas interativos, sistemas especialistas, ideografia, dinâmicas, realidade virtual, vidas artificiais, etc.”. Pierre Levy
A cosmopédia é o conhecimento universal no qual os indivíduos exploram, pesquisam, criam e preenchem os seus pensamentos, através da absolvição das suas descobertas. Uma pessoa ou um grupo não possui o conhecimento de todas as coisas, é necessário um saber coletivo no qual cada um contribuirá com o seu conhecimento à comunidade.
O individuo observa e repassa o seu ponto de vista, deixando de ser apenas um receptor das informações e passando a ser um disseminador dessas informações, materializando esse conhecimento para o seu pensamento individual e coletivo. O saber é algo a ser construído, moldado e essa construção é permanente.
A cosmopédia aplica a discussão do saber, tanto coletivo quanto individual, no qual há uma interação entre eles

Um comentário:

slinpack disse...

Legal está teoria de cosmopédia, naum me lembro de ter ouvido falar antes, pena que no Brasil a interação entre o receptor e a informação sempre e tão falha... as vezes penso que os meios de comunicação simplismente passam algo que nos espectadores naum fazemos questão de fazer uma seleção de sua qualidade, criando assim uma comunicação com um ruído tãoi frequente que se torna senso comun mesmo estando errado.
Parabéns e continuem com o blog